top of page

Dr. José Stênio Ponte Dias Filho

cbn.jpg
CBN - Campanha vacinação da gripe 2019
00:00 / 00:00
Vacinação da gripe: Em entrevista para a CBN, o médico José Stênio Ponte responde as principais dúvidas dos ouvintes sobre a vacina.
colorida_logo_medico_otorrino_pediatra_d

Natural do Ceará, Dr. José Stênio é otorrinolaringologista há 15 anos e gestor da OtorrinoDF. Entre consultas, cirurgias e a administração da clínica, Dr. Stênio é referência em cirurgias de desvio de septo (septoplastia) e laringe (microcirurgia para pacientes com voz rouca, disfonia, pólipo, cistos, nódulos e lesões cancerígenas de laringe).  

 

Segundo ele, muitos pacientes não querem operar no momento indicado pelo médico. Há pacientes, por exemplo, com Desvio de Septo que, já acostumados com a condição de baixa qualidade de respiração, adiam a cirurgia. "Mas é incrível como a qualidade de vida muda muito, e para melhor, após a cirurgia. E ouvimos depoimentos assim: 'Nossa, nem mesmo sabia, Dr., que existia esta facilidade em respirar que sinto agora' ",  destaca. E complemente: "É este tipo de depoimento que me move, na profissão".

Quais os principais motivos que te fizeram escolher a sua atual profissão?

O fato de poder ajudar ao próximo e agregar o meu conhecimento à necessidade das pessoas, gerando qualidade de vida e bem-estar a partir da saúde. Especificamente a otorrinolaringologia é um ramo que eu me identifiquei pela possibilidade de associar a clínica com a cirurgia. Muitas vezes não há necessidade de cirurgias, certamente. Mas se há necessidade, o paciente encontra a confiança do médico ambulatorial, também para a cirurgia.

É bom lembrar que é o nariz que leva a a qualidade de respiração para o Pulmão?

O Otorrinolaringologista tem papel fundamental para a qualidade de vida da criança, adulto e idoso. Há pessoas com baixa resistência, baixa energia, não conseguem alcançar metas de esporte, por exemplo, e em muitas das vezes a questão está no nariz, como exemplo no desvio de septo. Há pacientes que dizem "Tenho 2 datas de nascimento: a efetiva, e a que fiz a cirurgia. Minha vida é totalmente diferente, e melhor, pós cirurgia". O pulmão naturalmente perde a elasticidade com o tempo. Assim, o nariz tem uma crescente atuação, com o passar do tempo. Ou seja, quanto menos o pulmão responde, em decorrência da idade, mais necessária se faz a função do nariz e dos canais de respiração. A cada ano, o fluxo de ar do nariz tem que ser maior, para compensar a natural perda de elasticidade do pulmão. Motivo porque não pode haver obstrução nasal, já no momento presente. Há cirurgias que, quanto antes sejam feitas, melhor. 

Quais são as mais recorrentes cirurgias em otorrinolaringologia? 

Septoplastia (Desvio de Septo e Obstrução Nasal), Adenoamigdalectomia, Laringe, Rinosseptoplastia e Amigdalas são cirurgias diárias, feitas na clínica. Vale ressaltar que o benefício gerado, para o restante da vida dos pacientes, é muito motivador. Relativamente simples, estas cirurgias são verdadeiros marcos na vida de quem as faz. Já a micro cirurgia de Laringe é minha especialidade, e poucos médicos a praticam em Brasília. Micro cirurgia de Laringe, que envolve Voz Rouca, Disfonia, Pólipos, Cistos, Nódulos, Lesões Cancerígenas de Laringe e outras. Todos os colegas de Brasília indicam meu nome aos pacientes.

O que mais te motiva para a profissão?

Aqui na OtorrinoDF tenho também uma importante função de gestão. Assim, lido também com a equipe, uma segunda paixão: Penso que lidar com pessoas é fomentar a força conjunta. Fazer remar junto. Todos com o mesmo foco. A maneira com que posso envolve-las é, claro, com a questão financeira, mas sobretudo gerando experiências diferentes e positivas, a partir da chance que temos de promover saúde, alegria e bem-estar. É preciso que se tenha amor à profissão e ao próximo. E é isto que move um médico, na profissão. 

  • Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) c/ internato pela Universidade Federal do Ceará (UFC)

  • Pós graduação em Gestão em Negócios pela Fundação Dom Cabral (FDC) 

  • ​Pós gradução em Gestão em Saúde pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) 

  • Residência em Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial pela Beneficência Portuguesa de São Paulo (SUS/SP – MEC)

  • Especialista em Otorrinolaringologia pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)

  • Membro associado da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)

  • Membro da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face (ABCPF)

  • Médico responsável técnico e diretor da clínica OtorrinoDF

  • Twitter - círculo cinza
  • oie_transparent
  • Otorrino DF Entenda Mais
  • Otorrino DF Linkedin
  • www.facebook.com/clinicaotororrinodf
Stênio site 2023.png

Especialidade
Otorrinolaringologista

RQE 8843

CRM-DF 17362

CRM-GO 16664

CRM-CE 9559

CRM-SP 127847

cbn.jpg
CBN - Doença do beijo
00:00 / 00:00

Doença do beijo: ouça a entrevista do Dr. José Stênio Ponte, para a CBN, explicando como diagnosticar e tratar a doença.

cbn.jpg
CBN - O uso de fones de ouvido
00:00 / 00:00

Fones de ouvido: Em entrevista para a CBN, o médico José Stênio Ponte explica os prejuízos desse dispositivo à saúde auditiva.

bottom of page