Quando o assunto é rinite alérgica, muito se fala em controle ambiental, que pode ser um divisor de águas na vida do paciente com rinite.
⠀
Aqui estão alguns dos vilões da rinite alérgica:
⠀
👉 Tapetes e carpetes: acumulam poeira e ácaro, portanto é inquestionável o papel da limpeza e manutenção dos tapetes, caso seu uso não possa ser evitado.
⠀
👉 Mofo na parede: é importante remover o mofo quando as crises alérgicas acontecem por conta de fungos, e em alguns casos, é recomendável inclusive o uso de soluções antifúngicas.
⠀
👉 Cobertor peludo: para uma noite mais tranquila é indicado trocar o cobertor peludo pelo de microfibra, que evita o acúmulo de poeira!
⠀
👉 Livros no quarto: estantes com livros acumulam poeira muito rapidamente e dificultam a limpeza do ambiente, é melhor mantê-los em outro local.
⠀
👉 Travesseiro e colchão velhos: ambos podem acumular poeira, ácaro e pelos de animais, portanto a troca regular do travesseiro e a manutenção do colchão são essenciais. Dica: como a umidade é um aliado de algumas substâncias alérgenas, a limpeza tanto do colchão quanto do travesseiro tem de ser a seco!
⠀
👉Ventilador: o uso do ventilador espalha ainda mais a poeira, contribuindo para a proliferação dos alérgenos.
⠀
👉 Existem diversas substâncias potencialmente alérgenas, essas são apenas algumas das dicas de controle ambiental.
⠀
Ainda com todos esses cuidados as crises continuam? Procure um médico para realizar o diagnóstico e o tratamento adequado!
Comentários