Já se perguntou como podemos fazer para saber se temos uma boa respiração? Diferente de aferir com precisão a temperatura do nosso corpo ou medir a nossa pressão arterial, frequência cardíaca e a respiratória, não existe um aparelho capaz de mensurar a qualidade da nossa respiração. Alguns testes como a rinomanometria computadorizada possibilita que o otorrino enxergue a restrição respiratória, mas o fato é que muitas pessoas vivem uma vida inteira com problemas que nem desconfiam, algumas pessoas procuram o otorrino para averiguar a respiração pela boca, com o nariz cronicamente obstruído por alergias, alterações infecciosas, inflamatórias e deformidades anatômicas, e outras pessoas apenas se acostumam com essa condição.
Em alguns casos o paciente chega no consultório com queixas de zumbido, perda auditiva, dor na garganta mas não havia percebido nenhuma anormalidade na respiração, porém quando questionados da qualidade da respiração é que se deram conta que sempre respiraram pela boca, então começa a tomada de exames.
Então que tal começar a observar como anda a sua respiração?
Observe se você passa pelas seguintes situações:
Respirar pela boca:
Quando existe uma obstrução nasal crônica o indivíduo passa a respirar pela boca rotineiramente. Algumas deformidades como face afilada, lábio superior curto sem fechamento da boca, má-oclusão dentária, palato (céu da boca) alto e profundo que reduz o tamanho da cavidade nasal, são muitas vezes irreversíveis e afetam profundamente a qualidade da respiração, normalmente se observa ainda na infância, seu tratamento deve ser iniciado o quanto antes.
Além disso temos outros sintomas comuns:
Desconforto na respiração;
Roncos a noite;
Pouco fôlego para fazer atividade físicas;
Diminuição do olfato e do paladar;
Secreção nasal constante entre outros.
Achou interessante esse artigo? Compartilhe com seus amigos e familiares e vamos observar a nossa respiração! #OtorrinoDF #QualidadeNaRespiração #RespireBem
Comentarios