Quando chegam as gripes repentinas, dores de garganta e resfriados, entre outras doenças do trato respiratório, é comum ouvir reclamações do tipo: ''esse tempo doido deixa todo mundo doente, hora está fazendo sol, hora está chovendo, não tem saúde que aguente..."
Em Brasília e outras diversas regiões do Brasil é comum sairmos de casa agasalhados, e quando vai dando perto de meio dia nosso pensamentos está fervendo junto com a temperatura do nosso corpo. Porém, quando achamos uma sombrinha de árvore chegamos a sentir um certo frio que nos leva para pegar um sol, esse que queima e nos faz querer um ar condicionado. É uma confusão climática.
Mas, as mudanças repentinas de tempo realmente afetam a nossa saúde?
Sim! A variação repentina na temperatura durante um dia afetam nossa saúde. A tendência é desencadear crises alérgicas principalmente em crianças e idosos, além disso grupos de risco como pessoas que sofrem de rinite, bronquite e asma podem vir a ter suas crises aumentadas.
As mudanças constantes do tempo atingem a nossa imunidade, fazendo ela cair e oferecendo riscos a nossa saúde respiratória, cardíaca e até mesmo emocional.
Dicas para passar por Mudanças Repentinas de Clima:
Beba Muito Líquido;
Tenha uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes frescos;
Evite ambientes abafados e com muitas pessoas;
Mantenha a casa arejada;
Evite o choque térmico;
Lave as roupas que estavam guardadas e serão usadas no inverno;
Aqueça os ambientes frios mesmo depois de um dia quente.
Nesses períodos é importante manter suas consultas com seu Otorrino em dia, assim é possível prevenir possíveis crises e tratar da forma correta problemas respiratórios devidos às alterações climáticas.
Comments