Você conhece o Agosto Dourado?
O GDF lançou oficialmente a Campanha de Amamentação Agosto Dourado.
Conheça a Campanha
Nessa campanha o mês de agosto é dedicado à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. Cada ano é elegido um tema específico para envolver pais, mães e familiares. Em 2018 foi trabalhado o tema: "Amamentação: a base da vida" e agora em 2019 contaremos com: “Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação. Hoje e para o futuro”.
Atualmente o DF é referência em aleitamento materno, onde as políticas públicas de incentivo à amamentação são realizadas com afinco durante todo o ano. "O índice nacional de mães que amamentam seus bebês exclusivamente com leite materno é de 49% e sobe para 61% no DF, onde 65% das crianças de até um ano são amamentadas, enquanto no Brasil a taxa é de 50%."
O Evento em Brasília:
Foto: Acácio Pinheiro / Agência Brasília
Em média foram 350 mães ao Parque da Cidade com seus filhos e a maioria delas participaram do mamaço, onde se reuniram para amamentar seus bebês ao mesmo tempo. “A mãe tem que saber que ela é capaz de alimentar seu filho, que o leite dela é suficiente sim”, ressaltou a coordenadora de Bancos de Leite Humano da SES/DF, Mirian Santos. “Tem que acabar aquela história das pessoas dizerem que se o bebê está chorando é por fome. Também é preciso mudar a ideia de que ser mãe é padecer no paraíso. Amamentar é o paraíso. Se está doendo, algo está errado e é preciso buscar ajuda do banco de Leite”.
Benefícios da Amamentação:
Apesar de muito falado ainda existe a necessidade de estarmos sempre esclarecendo os principais motivos de manter o aleitamento materno como principal fonte de alimentação e até mesmo exclusiva até os 06 meses de idade do bebê.
No Leite Humano é encontrado praticamente tudo que um bebê necessita para ter a saúde em dia, com proteínas, açúcar e gorduras, também contém diversas substâncias que auxiliam o sistema imunológico dessas crianças, inclusive anticorpos, fatores imunes, enzimas e células brancas do sangue. Isso gera proteção contra diversas doenças durante e até mesmo após o período de amamentação.
Onde essas defesas podem atuar?
Essas defesas propiciadas pelo leite materno, diminuem os riscos de que o seu bebê sofra de:
Infecções nos ouvidos;
Infecção do trato respiratórios;
Coqueluche;
Bronquiolite;
Pneumonia;
Vômitos;
Diarréia;
Pneumonia;
Infecções do trato urinário;
Alguns tipos de meningite;
Obesidade.
E então vamos compartilhar essa ideia?
Com informações de Agência Brasília.
Comments