Videolaringoscopia
O que é e para que serve o exame?
A videolaringoscopia é um exame diagnóstico que não necessita de preparo prévio e é realizado por um otorrinolaringologista. Normalmente, indicado para a avaliação de queixas na laringe que englobam: pigarro, rouquidão, dor na garganta, presença de nódulos nas cordas vocais, refluxo, entre outros.
Como o exame é feito?
O exame é rápido, feito no próprio consultório e não causa dor, entretanto pode causar um pouco de enjoo e assim pode ser aplicada uma anestesia local.
A videolaringoscopia é feita com um aparelho vinculado a uma microcâmera que é inserida na boca do paciente e possibilita a visualização das estruturas ali presentes. A câmera do equipamento disponibiliza as imagens amplificadas que possibilitam a realização do diagnóstico do paciente.
O exame pode ser feito com o aparelho dentro da boca ou nariz, porém a escolha depende do médico. Em crianças, o procedimento é feito com um equipamento flexível diminuindo o desconforto.
Duração média
1 a 2 minutos
Videolaringoscopia
• Por que realizar o exame?
O exame permite uma avaliação mais detalhada da cordas vocais e da laringe. Ele é essencial para a investigação de quadros de rouquidão, dor, tosse, entre outros sintomas da garganta, como pigarro e possibilita um tratamento adequado.
• Como é realizado o exame?
É realizado pelo otorrinolaringologista com um telescópio laríngeo acoplado a uma fonte de luz e uma câmera que amplifica a imagem e registra todos os detalhes do exame. É indolor, mas pode gerar algum desconforto (reflexo de náuseas) em pacientes ansiosos.
• Indicações clínicas
Pode ser principalmente indicado para tabagistas crônicos e pessoas que trabalham com a voz constantemente, ou seja, cantores, palestrantes e professores.
• Recomendações relevantes
Manter a posição proposta pelo médico durante a realização do exame, a qual depende do tipo de aparelho utilizado (fibra óptica ou endoscópio rígido). É recomendável, mas não obrigatório, jejum de 2 horas antes da realização do exame.